Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comissão Regional de Obras 5 atinge 100% de conformidade ambiental – Nível Imbaúba
Início do conteúdo da página

Comissão Regional de Obras 5 atinge 100% de conformidade ambiental – Nível Imbaúba

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2024, 11h35 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 11h35 | Acessos: 19

Curitiba-PR: No dia 22 de outubro, a Comissão Regional de Obras 5 (CRO 5) passou pela primeira inspeção de conformidade ambiental, sob as novas diretrizes do Programa de Conformidade Ambiental do Exército Brasileiro.
O programa estabelece normas e fiscaliza a execução de atividades militares, ampliando o conceito tradicional de proteção do meio ambiente, para alcançar aspectos da gestão relacionados com o bem-estar das pessoas, parcerias institucionais e proteção da vida. Desta forma, tanto o patrimônio natural quanto o relacionamento do Exército com a sociedade são direcionados de modo proativo e eficaz.
Para o ano de 2024, a conformidade ambiental foi definida em três níveis, sendo que para cada nível atingido, são emitidos os seguintes certificados de conformidade ambiental:

• Nível Imbaúba: para organizações militares que atendam a 100% dos itens da lista de conformidade ambiental mínima, prevista na legislação mais atual.
• Nível Castanheira: para organizações militares que atendam 70% dos itens da lista de conformidade ambiental intermediária, com foco nos procedimentos e estruturas.
• Nível Pau-Brasil: Atingido quando a organização militar (OM) atinge pelo menos 60% dos itens da lista de verificação, indicando a melhoria contínua no sistema de gestão ambiental. Neste caso, a própria Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) realiza uma visita de verificação e homologa a conformidade.

A gestão da CRO 5 já acumula méritos no aspecto ambiental, tendo sido, no ano de 2022, a primeira organização militar do Comando Militar do Sul (CMS) a receber o Selo Verde-Oliva de Sustentabilidade Ambiental. Agora, tendo atingido todas as exigências do primeiro nível de certificação (Imbaúba), já aguarda a próxima verificação dos itens exigidos para o 2º nível (Castanheira), que verificará procedimentos e estruturas de gestão voltadas para os aspectos ambientais.

 

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página