Comissão Regional de Obras 5 entrega obra de adequação das enfermarias do HGeC
Curitiba (PR): Em 16 de agosto, a Comissão Regional de Obras da 5ª Região Militar (CRO 5), subordinada ao 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), realizou mais uma importante entrega, materializada com a inauguração das enfermarias do Hospital Geral de Curitiba (HGeC), após o término das obras de adequação.
A obra foi inaugurada pelo Chefe do Departamento Geral do Pessoal, General de Exército João Chalella Júnior, acompanhado pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento. Estiveram presentes o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Ricardo José Nigri, o Diretor de Saúde, General de Divisão Médico Marco Aurélio Nunes Pereira, o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, e o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Pablo José Lira de Almeida, acompanhados pela Tenente Coronel Simone Abreu, Diretora do Hospital Geral de Curitiba, e pelo Tenente Coronel Márcio Leandro Burigo, Chefe da CRO 5.
O projeto buscou não apenas modernizar a infraestrutura e os sistemas de instalações, mas também ampliar a capacidade de atendimento de internação do Hospital, melhorando as condições de conforto e segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.
Foram instaladas as infraestruturas de ar condicionado, dimensionadas para assegurar as condições ideais de temperatura, renovação e filtragem de ar dos quartos, e as redes de gás natural e água quente, para gerar maior qualidade ao banho dos pacientes. As instalações de água, esgoto, lógica, gases medicinais e elétrica foram modernizadas, e o piso existente foi substituído por piso monolítico autonivelante, com rodapés abaulados e impermeáveis, atendendo aos critérios da vigilância sanitária. Com foco na ampliação, a execução do projeto trouxe uma melhor distribuição do espaço físico, permitindo o aumento da capacidade de atendimento do HGeC: os quartos foram ampliados, a quantidade de leitos passou de 34 para 41, e os banheiros foram adaptados para pacientes com necessidades especiais.
Na parte externa, a fachada do pavilhão principal foi remodelada com painéis de ACM e esquadrias com vidros duplos, buscando uma maior eficiência termo acústica. Além disso, a cobertura do pavilhão principal foi totalmente substituída, utilizando agora estrutura metálica com telhas de fibrocimento, o que sanou os problemas de infiltração e prolongou a vida útil da edificação.