Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto do Pavilhão Manutenção de Viaturas Blindadas M109 do Pq R Mnt / 5
Início do conteúdo da página

Projeto do Pavilhão Manutenção de Viaturas Blindadas M109 do Pq R Mnt / 5

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 13h36 | Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 16h51 | Acessos: 885

 

Em 2019, a CRO 5 desenvolveu o projeto do Pavilhão Manutenção de viaturas blindadas M109 do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt / 5), em atendimento ao Plano de Descentralização de Recursos para Atividades de Engenharia daquele ano e ao Programa Estratégico Sentinela da Pátria.

O pavilhão foi projetado a partir de algumas premissas definidas pelo Pq R Mnt / 5, “layouts” da produção da viatura M109 fornecidos pela Empresa BAE Systems, manual técnico e guia de transporte da viatura e orientações dos engenheiros mecânicos e de produção responsáveis pela logística do futuro pavilhão. Foi concebido ainda, de modo a permitir a manutenção de 4º escalão de viaturas como: VBE REMUN M992, VBTP M113 BR, VBE PC M577, VBE Soc M88 A1, VBE Soc M578 DE, além da VBC OAP M109 A5, de modo ao pavilhão ser flexível e no futuro ser possível a sua adaptação para a manutenção de outras viaturas (até 25 ton).

O projeto foi um grande desafio para a equipe da CRO 5, não só pelos 3800m² de área, mas também pela complexidade das atividades que serão ali desenvolvidas. Dentre os envolvidos, somam-se mais de 20 colaboradores desde o soldado que deu apoio para a impressão e dobradura dos projetos, desenhistas, arquitetas, engenheiros, orçamentistas, chefes de seções e até a chefia, demonstrando que o trabalho em equipe é primordial para o sucesso e cumprimento da missão.

E por falar em missão, ela está apenas começando: a CRO 5 licitou e contratou a obra no final de 2019 e prosseguirá envolvida com a fiscalização até o início de 2022, quando está prevista a sua conclusão. Atualmente, a obra está em andamento com cerca de 2% executado, tendo sido realizadas as atividades de mobilização da obra, retirada de tanques de combustível desativados e demolição de estruturas existentes. Na sequência, estão previstas as atividades de locação e execução das fundações.

O vídeo e as imagens foram produzidos pela arquiteta 1º Ten Carolina e pelo desenhista Joaquim.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página