A CRO 5 é a primeira organização militar do Comando Militar do Sul (CMS) a receber o Selo Verde-Oliva de Sustentabilidade. (2)
(Curitiba/PR) – No dia 15 de agosto, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), por intermédio da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), realizou a verificação do 3º nível da conformidade ambiental da Comissão Regional de Obras 5. Tendo atingido um índice de conformidade de 92,9%, a OM foi certificada com o Selo Verde-Oliva de Sustentabilidade. Com esse resultado, a CRO 5 tornou-se a primeira organização militar, no âmbito do Comando Militar do Sul (CMS) e a quinta OM do Brasil, a conquistar essa importante certificação, demonstrando as boas práticas em prol do meio ambiente.
A concessão do Selo Verde-Oliva de Sustentabilidade ocorreu em 3 (três) níveis:
I – Conformidade Interna: realizada pelo 2º Ten Renan, Oficial de Controle Ambiental da CRO 5, apoiado pelo 3º Sgt Lizando e pela 3º Sgt Ataíde;
II – Conformidade em Nível do 4º Grupamento de Engenharia: realizada pelo Comando do 4º Grupamento de Engenharia por intermédio do Sr Cel Abílio, Comandante do Destacamento Curitiba do 4º Gpt E;
III – Conformidade em Nível DPIMA: realizada pela Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA).
Visando atingir os níveis de conformidade, a CRO 5 instituiu uma série de ações, tais como:
- implantação de um sistema de captação da água da chuva;
- implantação de um sistema fotovoltaico, de forma a gerar energia limpa;
- plantio de mudas de araucárias para compensação ambiental;
- implantação de um sistema de separação de água e óleo das viaturas da garagem;
- colocação de placas de educação ambiental;
- verificação de parâmetros dos efluentes lançados em cursos d’água, em solo ou na rede de tratamento de esgoto, possibilitando o atendimento das exigências da SANEPAR;
- construção de uma composteira com minhocas californianas, conhecida como processo de reciclagem do lixo orgânico, permitindo a transformação da matéria orgânica em adubo natural; e
- separação de lixo e implantação de coletores de pilhas, óleos e lâmpadas fluorescentes.
Ademais, foram propostas alterações no Plano de Combate a Incêndio, possibilitando atender aos itens da conformidade ambiental, como a realização de treinamentos a todos os integrantes da OM.
Foi também incluída nos editais das licitações da CRO 5 a prática de “licitações sustentáveis” que, por intermédio da logística reversa, possibilitou o reaproveitamento ou o descarte apropriado dos resíduos da construção.
Na Seção de Projetos, a CRO 5 implementou inúmeras soluções sustentáveis nos diversos projetos executados, com mínimo impacto ambiental, adotando materiais sustentáveis e métodos construtivos mais eficientes, permitindo assim um incremento das soluções propostas pela lista de verificação de conformidade da DPIMA às Obras Militares, como por exemplo o Projeto de implantação do sistema fotovoltaico do Comando da 5ª Divisão de Exército.
O Selo Verde-Oliva de Sustentabilidade foi instituído pela Portaria nº 055 do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), em 31 de agosto de 2018. O Selo é uma distinção concedida pelo Departamento, por intermédio da DPIMA, em forma de Certificado para as organizações militares que alcancem um índice de conformidade ambiental superior a 90%. Atualmente, no Exército Brasileiro, somente o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército Brasileiro, o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, o Hospital da Guarnição de Natal e o Hospital Militar de Área de São Paulo e, agora, a Comissão Regional de Obras 5 (CRO 5) possuem este Selo.