Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CRO 5 comemora o seu 52º Aniversário
Início do conteúdo da página

CRO 5 comemora o seu 52º Aniversário

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h50 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 16h07 | Acessos: 860

(Curitiba/PR) – No dia 1º de setembro a Comissão Regional de Obras 5 (CRO 5) comemorou os seus 52 anos de existência, completados no último dia 04 de agosto. Como parte das comemorações foi inaugurada a Tela Alusiva à Defesa do Forte Coimbra, intitulada “A DEFESA DO FORTE COIMBRA – 1801”, que retrata o feito heroico, do Tenente-Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, infante e engenheiro militar português, que dispondo de uma diminuta guarnição de 49 homens repeliu e venceu as investidas de uma tropa invasora numericamente maior, oriunda da província do Paraguai.

Logo após, foi realizada uma formatura presidida pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, com a presença o eitor da Universidade Tecnológica do Paraná, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho do comandante da 5ª Região Militar (5ª RM), General de Brigada André Luiz Ísola e dos ex-Comandantes da 5ª Região Militar, General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione e General de Brigada Cláudio Senko Penkal.

No início da cerimônia a 1° Ten Juliana Leal, fez a leitura do alusivo referente aos 52 anos da Comissão Regional Plínio Tourinho, que recebeu essa Designação Histórica em homenagem ao General de Brigada Plínio Alves Monteiro Tourinho, falecido em 29 de agosto de 1950.  Na sequencia foram entregues os diplomas de “Amigos da CRO 5” em reconhecimento às demonstrações de amizade e relevante colaboração para as atividades desenvolvidas por esta Comissão. Na oportunidade, foram homenageados os militares: o Diretor do Hospital Geral de Curitiba, Coronel Ruy Terra Filho; o Chefe do 5º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército, Coronel Wagner Soares de Aguiar; o comandante do 5º Batalhão Logístico, Tenente-Coronel Rony Christian Neitzke; o comandante da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar, Tenente-Coronel Agnelo Alberto Peres Moreira; o comandante do 5º Batalhão de Suprimento, Tenente-Coronel Carlos Nunes Pacheco Neto; e o ex-Chefe de Estado-Maior da 5ª RM, Coronel Fabrício Ramires Pinto.

No que tange as autoridades civis, foram homenageados o reitor da Universidade Tecnológica do Paraná, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho; o coordenador da especialização em Construções Sustentáveis, Eloy Fassi Casagrande; o coordenador da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Massayuki Mário Hara; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudia Regina Xavier e a professora e pesquisadora Anna Silvia Penteado Setti. Também foram homenageados, a consultora jurídica substituta na Consultoria Jurídica da União no Estado do Paraná, Jaqueline Both Camilotti; o assessor técnico da SFA-PR, Jair Soares; o gerente do GBOEX Marcelo Gonçalves Vianna e o Carlos Henrique Queiroz.

Após a homenagem o Chefe da CRO 5 Tenente-Coronel José Luis, em discursos, ressaltou o trabalho desenvolvido pela CRO 5 ao longo de seus 52 anos de história.  Em seguida, o Sr General de Divisão Castro, fez uso da palavra e exaltou as inúmeras missões realizadas pela CRO 5 e os seus respectivos engenheiros militares.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página